Um ano depois de ser criada a competição, a equipe da Desportiva Ferroviária foi a campeão da segunda edição da Copa A Gazetinha em 1977. O time da Desportiva Ferroviária conquistou o título de forma “invicta”. Não era para menos. E equipe era formada por uma verdadeira seleção de jogadores de muita qualidade técnica.
No grupo se destacavam Eurico Batalha, Neném Goltara, Wallace, Jacimar. A equipe era forma também com Zezinho, Carlinhos (goleiro), Jorginho, Fernando, Rômulo, Neemias e Jomar. Alguns atletas se destacaram no futebol capixaba, brasileiro e mundial.
A Copa A Gazetinha de Futebol Infanto-Juvenil foi criada pelo jornalista José Antônio Nunes do Couto, o “JANC”, em 1976, com uma promoção do Suplemento Infantil A Gazetinha, do Jornal A Gazeta. Hoje, o jornalista confessa não ter imaginado que, ao criar a Copa A Gazetinha, estava inventando uma competição que iria mudar a história do muitas crianças e jovens do Estado e do Brasil.
“A Copa A Gazetinha, seguramente, dá esperança de um futebol mais digno e possibilita um futuro promissor a milhares de crianças e adolescentes”, disse Janc, organizador e idealizador do evento.
Vale ressaltar que ao longo dos mais de 40 anos de realização da competição, jogadores do porte de Geovani Silva (Vasco e Desportiva), Carlos Germano (Vasco), Sávio (Flamengo e Real Madrid), Jussiê (Cruzeiro e Bordeaux), Cícero (hoje Grêmio), e Maxwell (PSG, Ajax e Barcelona), foram descobertos pelos campinhos por onde competição foi realizada.
Formação da equipe da Desportiva Ferroviária campeã da Copa A Gazetinha em 1977