Sem categoria

Bélgica joga mal, mas bate o Canadá na Copa do Mundo

Em um confronto fraco tecnicamente, a Bélgica se aproveitou de um lance fortuito para conquistar a vitória sobre o Canadá, por 1 a 0, na estreia do Grupo F da Copa do Mundo do Qatar, nesta quarta-feira (23).

Sempre apontada como uma das candidatas ao título, a Bélgica demonstrou que não está no mesmo padrão dos últimos Mundiais – no último, em 2018, na Rússia, eliminou o Brasil nas quartas de final.

Já o Canadá, em sua segunda participação em Copas —a primeira foi na Espanha, em 1986—, demonstrou muita vontade e um bom sistema defensivo. No entanto, o ataque é fraco e chegou ao quarto jogo em Mundiais sem somar ponto.

Em um primeiro tempo fraco tecnicamente, o Canadá logo de cara partiu para cima, surpreendendo o rival e assumindo o controle do jogo. No entanto, assim que os jogadores chegavam à área belga, não sabiam o que fazer com a bola e acabavam chutando para fora ou perdendo a posse para a defesa.

A primeira grande chance de abrir o placar surgiu logo aos 11 minutos, quando chute de Buchanan da entrada da área foi bloqueado pela mão de Carrasco. Após consulta ao VAR (árbitro de vídeo), o juiz Janny Sikazwe, da Zâmbia, marcou o pênalti.

No entanto, o goleiro Courtois salvou sua equipe ao defender a cobrança de Davies, que foi muito mal executada.

Quando se esperava que a Bélgica reagiria após a defesa de Courtois, isso não aconteceu. O Canadá continuou dominando as ações e chegando várias vezes seguidas à área rival. Mas, como antes, sem êxito nas finalizações.

A Bélgica, por outro lado, pouco conseguia ameaçar o goleiro Borjan. Principalmente porque não pôde contar com o artilheiro Romelo Lukaku, machucado. Os experientes Kevin De Bruyne e Eden Hazard foram muito bem marcados e pouco conseguiram criar situações de perigo.

Esse cenário durou até que o zagueiro Alderweireld deu um chutão de sua área e encontrou Batshuayi entre os zagueiros canadenses. O atacante deixou a bola quicar e chutou de canhota no canto esquerdo do goleiro rival para abrir o placar, aos 44 minutos.

O segundo tempo seguiu o mesmo roteiro do primeiro. Os belgas até conseguiram sair mais para o jogo, após fazer substituições, mas os dois ataques permaneceram sem conseguir furar o bloqueio defensivo. Quando a barreira inicial era superada, os chutes, quase invariavelmente, iam para fora.

Prova disso é que o Canadá fez 21 finalizações no jogo, sendo apenas três na direção do gol —um deles, o pênalti. A Bélgica chutou nove vezes, três no rumo certo.

Na próxima rodada, no domingo (27), a Bélgica enfrentará o Marrocos, às 10h (de Brasília). Às 13h, o Canadá vai encarar a Croácia.

link

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement

Você pode gostar

Sem categoria

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem eum fugiat.

Sem categoria

Et harum quidem rerum facilis est et expedita distinctio. Nam libero tempore, cum soluta nobis est eligendi optio cumque nihil.

Sem categoria

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem eum.

Sem categoria

Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione.