Sem categoria

Campeonatos europeus retornam após fim da Copa – 15/12/2022 – Esporte

Após o término da Copa do Mundo do Qatar, vários países europeus retomam seus campeonatos nacionais, ainda neste mês de dezembro. O Mundial no final do ano bagunçou o calendário, com equipes tendo férias forçadas, mas voltando com problemas de lesão, suspensão e até saídas.

Inglaterra, França, Portugal e Espanha são os primeiros dos grandes campeonatos a voltarem, com rodadas programadas até o final do mês.

Na segunda-feira, dia 26, os ingleses fazem o chamado boxing Day, a rodada pós-Natal, tradição no país.

Uma das explicações para a rodada seria que, no passado, no dia seguinte ao Natal, a população doava aos mais necessitados presentes que vinham em caixas (‘boxes’, em inglês). Daí nasceu o dia.

O Arsenal lidera o campeonato, com 37 pontos, 5 a mais que o Manchester City, o segundo colocado. O time londrino enfrenta o West Ham, em casa, com um desfalque importante. O atacante brasileiro Gabriel Jesus, que marcou cinco gols no campeonato, sofreu uma lesão no joelho direito, passou por cirurgia e dificilmente volta a jogar nesta temporada.

Durante a folga, o Arsenal enfrentou o Milan em um amistoso em Dubai e venceu por 2 a 1.

O Liverpool, que faz campanha irregular nesta temporada —ocupa a sexta colocação, com 15 pontos a menos que o líder—, já não contava com o português Diogo Jota, que se contundiu na véspera da Copa do Mundo, e agora perdeu o atacante colombiano Luiz Díaz, que passou por cirurgia no joelho direito e só deve retornar a jogar em março.

A volta do Inglês também marca o fim da era Cristiano Ronaldo no Manchester United. O craque rescindiu com o clube durante a Copa do Mundo do Qatar após atritos com o técnico holandês Erik Ten Hag.

A Espanha também retoma seu campeonato neste mês. No dia 29, as equipes voltam a campo para a 15ª rodada. O Barcelona está na ponta, com 37 pontos, 2 a mais que o rival Real Madrid, que está na segunda colocação.

O Barcelona não poderá contar com o atacante Lewandovski, artilheiro do campeonato com 13 gols. O polonês foi expulso na última partida antes da Copa, na vitória por 2 a 1 sobre o Osasuna, e pegou três jogos de suspensão por ter desrespeitado o árbitro. O Barça tenta reverter a punição.

Já o Real Madrid deverá ter Benzema de volta. O atacante francês foi cortado da Copa do Mundo por causa de lesão, mas voltou aos treinamentos. Na quinta-feira (15) ele esteve em campo por alguns minutos no empate por 1 a 1 contra o Leganés, em amistoso.

Os franceses também encerram o ano com a bola rolando. A 16ª rodada do campeonato nacional está marcada para o dia 28, com o líder PSG enfrentando o Strasbourg.

É uma incógnita qual time o PSG vai colocar em campo, já que seus principais jogadores estão na Copa, e Neymar, que sofreu uma lesão no tornozelo direito durante o Mundial, ganhou uns dias de descanso.

O PSG tem 41 pontos, 5 a mais que o Lens, que joga no dia 29 contra o Nice.

O Campeonato Português tem um jogo isolado da 14ª rodada no dia 23 —Rio Ave enfrenta o Marítimo—, mas os demais clubes voltam no dia 28. Porém as equipes não pararam, pois o calendário teve partidas da Taça da Liga durante o Mundial do Qatar.

O líder do campeonato é o Benfica, com 37 pontos. O rival Porto vem atrás, com 29. O Sporting está na quarta colocação, com 25, 3 pontos atrás do Braga, a surpresa do campeonato.

A Itália volta com a 15ª rodada no dia 4 de janeiro, com o clássico entre o líder, Napoli, e a Inter de Milão, quinta colocada. O time de Nápoles está com uma vantagem folgada na classificação, com 41 pontos, 8 a mais que o vice-líder Milan.

O Italiano deverá voltar com novidade. Lorenzo Casini, presidente da Liga Série A, disse em entrevista à emissora de TV Rai que o impedimento automático utilizado na Copa do Mundo também será implantado no país já na retomada do campeonato.

A Alemanha é a última das grandes ligas a voltar. O campeonato só será retomado no dia 20 de janeiro. O Bayern de Munique está na ponta, com 34 pontos. Na sequência vem o Freiburg, com 30.

O Bayern volta com grande prejuízo. O goleiro Neuer sofreu uma fratura na perna direita enquanto andava de esqui, no dia 9 de dezembro. Passou por cirurgia e só volta a jogar no segundo semestre de 2023.

Além disso, o lateral francês Lucas Hernández sofreu uma série lesão no joelho direito logo nos primeiros minutos da estreia da França no Mundial do Qatar e não deve voltar aos gramados nesta temporada, desfalcando o time de Munique.

Situação dos campeonatos na Europa

Alemanha

Retorno: 20/1

Classificação

  • 1º Bayern: 34
  • 2º Freiburg: 30
  • 3º RB Leipzig: 28

Itália

Retorno: 4/1

Classificação

  • 1º Napoli: 41
  • 2º Milan: 33
  • 3º Juventus: 31

Espanha

Retorno: 29/12

Classificação

  • 1º Barcelona: 37
  • 2º Real Madrid: 35
  • 3º Real Sociedad: 26

Inglaterra

Retorno: 26/12

Classificação

  • 1º Arsenal: 37
  • 2º Manchester City: 32
  • 3º Newcastle: 30

França

Retorno: 28/12

Classificação

  • 1º PSG: 41
  • 2º Lens: 36
  • 3º Rennes: 31

Portugal

Retorno: 23/12

Classificação

  • 1º Benfica: 37
  • 2º Porto: 29
  • 3º Braga: 28

link

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement

Você pode gostar

Sem categoria

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem eum fugiat.

Sem categoria

Et harum quidem rerum facilis est et expedita distinctio. Nam libero tempore, cum soluta nobis est eligendi optio cumque nihil.

Sem categoria

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem eum.

Sem categoria

Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione.