CBF libera campeonatos na base com time misto de meninas com meninos

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) regulamentou nesta quarta-feira (8), competições de futebol mistas no Brasil. Mulheres poderão participar de equipes masculinas e times femininos estarão liberados para participar de competições antes apenas reservadas para homens. Isso ficará a critério da entidade organizadora do campeonato.

A medida vale em todas as categorias, desde a base até o amador adulto. Não inclui o profissional.

A Confederação segue exemplo de países como França, Alemanha, Dinamarca e Holanda, que também permitem o futebol misto. Na Inglaterra, isso é permitido até o sub-18.

“O futebol misto trabalha com a massificação e a inclusão. Faltam equipes e, sobretudo, competições amadoras em nível local e regional nas primeiras categorias de iniciação e formação desportiva, como a Sub-10, Sub-12, Sub-14. Acredito firmemente que a regulamentação do futebol misto ajudará a corrigir este problema, incentivando a participação de milhares de jogadoras em equipes e competições mistas”, disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

O futebol feminino permanece exclusivo para times de mulheres, sem a participação masculina.

A CBF instituiu também um mecanismo para diminuir a diferença física nos campeonatos mistos. Times femininos e jogadoras de certa faixa etária poderão enfrentar ou jogar com equipes masculinas de idade inferior.

Meninas de 17 anos estão livres para participar de torneios com garotos de até 13 anos, por exemplo.

A ideia da entidade é promover a igualdade de oportunidades para jovens atletas que têm dificuldades para encontrar clubes. A CBF promete fazer campanha pela adoção das competições mistas em suas afiliadas.

Copa A Gazetinha está com inscrições abertas para as categorias masculinas Juvenil e Juniores e também feminina, nas categorias Rosa (Sub17) e Ouro (18 anos para cima). As Solicitações de Inscrições já podem ser feitas.

Start a Conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *