Fifa pode punir Equador por cânticos da torcida

A Fifa abriu nesta terça-feira (22) um processo disciplinar contra a Federação Equatoriana de Futebol devido a “cânticos” ofensivos de torcedores do país no jogo de abertura da Copa do Mundo do Qatar, no qual o time sul-americano derrotou o anfitrião por 2 a 0.

A organização não especifica o conteúdo desses cânticos, mas diz se apoiar no artigo 13 de seu código disciplinar, que pune “ofender a dignidade ou a integridade de um país, de uma pessoa ou de um grupo com palavras desrespeitosas, depreciativas, discriminatórias ou injuriosas”.

No único vídeo de dentro do estádio postado nas redes sociais com cânticos, os torcedores gritavam “Queremos cerveja, queremos cerveja!”, como provocação pela proibição da venda durante a competição no Qatar nos estádios e em seus arredores.

A Fifa pune uma infração como essa com “dez jogos de suspensão” quando se trata de um jogador ou diretor, e com uma multa de “pelo menos 20 mil francos suíços (R$ 112 mil)” e um jogo com fechamento parcial quando se trata de uma federação.

Este é o primeiro processo disciplinar do torneio no Qatar, que termina no dia 18 de novembro.

link

Start a Conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *