Doze horas antes da final da Copa do Mundo do Qatar, os principais canais de televisão da Argentina exibiram, à meia-noite deste sábado (17), o hino nacional cantado pelos jogadores da seleção.
Segundo o jornal argentino Clarín, a ação institucional foi uma iniciativa da AFA (Associação Argentina de Futebol).
A Argentina pode conquistar neste domingo (18), às 12h (de Brasília), no estádio de Lusail, o tricampeonato na Copa do Mundo, caso vença a França. A exibição do hino nas vozes da equipe comandada pelo treinador Lionel Scaloni teve o objetivo de motivar ainda mais os torcedores.
Os canais Telefe, El Trece, América, El Nueve, Net Tv e La Televisión Pública participaram da iniciativa.
O vídeo começou com uma imagem da bandeira argentina exibida nos estádios antes dos jogos da seleção. Em seguida, apareceram os jogadores argentinos, titulares e reservas, cantando a parte final do hino.
A gravação que foi ao ar foi a dos atletas cantando o hino antes da disputa com a Croácia, em uma das semifinais da Copa 2022.
Até a Copa do Mundo na Rússia, em 2018, o hino argentino era ouvido sem as estrofes devido à limitação de apenas 90 segundos imposta pela Fifa.
A pedido de Scaloni, isso mudou no Qatar e a Fifa autorizou que ao menos a parte final do hino fosse cantada antes dos jogos.
Segundo o Clarín, a Copa do Qatar é a primeira que incluiu o trecho considerado épico pelos argentinos:
“…coroado com glória vamos viver Ou vamos jurar com glória morrer!”