Sem categoria

Em um ano, Martínez vira titular e vai à semifinal da Copa – 09/12/2022 – Esporte

Devido a um caso de Covid-19, a vida do goleiro Emiliano “Dibu” Martínez, 30, mudou completamente em pouco mais de um ano na seleção argentina.

Tudo começou na convocação para a Copa América de 2021, no Brasil. O então titular da equipe, Franco Armani, 36, pegou a doença e precisou ser afastado dois dias antes do torneio. Assim, Martínez foi alçado pelo técnico Lionel Scaloni à titularidade. Foi sua estreia com a camisa alviceleste.

Durante a competição, ele foi ganhando confiança até ser decisivo na semifinal contra a Colômbia. Após empate por 1 a 1 no tempo normal, fez três defesas nas cobranças de pênaltis e levou a Argentina à decisão contra o Brasil.

Com gol de Di María, tornou-se campeão, acabando com uma seca de títulos da Argentina que já durava 28 anos.

A partir daí, ganhou a confiança do grupo e do técnico e se firmou como principal goleiro do país. Na Copa do Qatar, teve atuações consistentes em todas as partidas e foi mais uma vez decisivo nas penalidades contra a Holanda.

Defendeu as cobranças de Van Dijk e Berghuis, abrindo caminho para a classificação às semifinais, quando enfrentará a Croácia, a algoz da seleção brasileira.

Ele dedicou a vitória ao povo argentino. “A primeira coisa que vem à mente é a emoção. Eu faço isso para 45 milhões de pessoas. Dar alegria como esta às pessoas é a melhor coisa neste momento. Estamos na semifinal porque temos paixão e coração. Estamos empolgados, assim como as pessoas”, comentou após a partida.

Formado nas categorias de base do Independiente de Mar del Plata, sua cidade natal, Martínez vem de família pobre e fez sua carreira profissional na Inglaterra. Aos 16 anos, foi negociado com o Arsenal (ING) e disputou apenas amistosos das categorias de base do clube até completar 18 anos.

Nos anos seguintes, foi emprestado para vários clubes ingleses, como Sheffield Wednesday, Rotherham United, Wolverhampton Wanderers e Reading, além do espanhol Getafe.

Sua grande oportunidade no Arsenal surgiu em junho de 2020, quando o goleiro titular, Bernd Leno, sofreu uma lesão. Alçado à titularidade, Martínez fez boas apresentações e foi campeão da Copa da Liga Inglesa.

Essa conquista foi sua vitrine. Ele aproveitou a chance e decidiu pela ida ao Aston Villa, onde atua atualmente e é titular.

Com mais ritmo de jogo, ele também chamou a atenção do técnico Lionel Scaloni e teve a grande oportunidade na Copa América do Brasil.

O goleiro é convocado para as seleções de base da Argentina desde o sub-17. No grupo principal, ele já fez 24 partidas, com 16 vitórias, 7 empates e apenas 1 derrota, justamente a estreia na Copa do Qatar, 2 a 1 para a Arábia Saudita.

Casado com Mandinha Martínez, Dibu tem dois filhos, Santi, 4, e Ava, 2. Ele também tem um irmão, Alejandro, que iniciou a carreira de jogador de futebol no Independiente, mas desistiu e hoje é dono de uma oficina mecânica em Mar del Plata.

Dibu é fã declarado de Lionel Messi e diz guardar as primeiras fotos que tirou com o ídolo. Agora, tem a oportunidade de atuar lado a lado com ele e dividir as glórias das conquistas. Quem sabe a tão sonhada Copa do Mundo.

Na conquista da Copa América de 2021, o goleiro demonstrou, em uma entrevista ao jornal Olé, toda sua admiração por Messi, que o havia elogiado nas redes sociais.

“Quando ele posta uma foto ‘é um fenômeno’, como não vou render na final? Eu quero dar a vida, quero morrer por ele. Espero que possamos dar o Mundial para ele”, disse ele, após ser o herói das semifinais contra a Colômbia.

Agora no Qatar, depois da classificação às semifinais, Messi mais uma vez foi só elogios ao companheiro. “Não tínhamos nenhuma dúvida [sobre Martínez]. Sabemos que quando vamos aos pênaltis temos vantagem com ele no gol. Hoje demonstrou isso mais uma vez”, afirmou o camisa 10.

link

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement

Você pode gostar

Sem categoria

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem eum fugiat.

Sem categoria

Et harum quidem rerum facilis est et expedita distinctio. Nam libero tempore, cum soluta nobis est eligendi optio cumque nihil.

Sem categoria

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem eum.

Sem categoria

Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione.