Guarani de Goiabeiras, o campeão da areia em 1976

Um time de garotos de famílias de classe média baixa, que treinava somente aos domingos, porque todos os seus jogadores trabalhavam, foi ocampeão.

O Guarani de Goiabeiras conquistou no dia 22 de fevereiro de 1976, o título do Torneio de Futebol de Praia Infanto-Juvenil, precursor da Copa A Gazetinha. Na final, derrotou a favorita Desportiva Ferroviária, de virada, por 2 a 1, com dois gols do atacante Sebastião.

A criação do Guarani foi idéia de um dos seus atletas, Joselias do Nascimento. A equipe foi fundada em junho de 1975. Para comprar um jogo de camisas, os jogadores cotizaram, com cada um pagando na época cinco cruzeiros.

Os treinos eram realizados no campo que existia depois do sinal da esquina do cruzamento da avenida Fernando Ferrari com a avenida Adalberto Simão Nader, próximo ao Aeroporto de Vitória.

Logo, Joselias do Nascimento entregou o comando da equipe para José Antônio Rodrigues e Marcos Rogério Cunha, que acumulavam as funções de técnicos, massagistas e roupeiro. Curiosamente, a maioria dos jogadores era funcionário da loja A Vidrália. Para muitos, o fato de vários atletas trabalharem no mesmo local contribuiu para fortalecer a união do grupo.

 

Start a Conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *