Sem categoria

Qatar vai investigar morte de trabalhador em sede da Copa – 08/12/2022 – Esporte

As autoridades do Qatar disseram nesta quinta-feira (8) que estão investigando a morte de um trabalhador em um acidente de trabalho no hotel da Arábia Saudita durante a Copa do Mundo de 2022, segundo informações do site de notícias esportivas The Athletic.

“Caso a investigação conclua que os protocolos de segurança não foram respeitados, a empresa fica exposta a investigações judiciais e duras sanções econômicas”, disse o governo em um comunicado.

Segundo o The Athletic, a vítima seria um filipino de quase 40 anos que caiu de uma empilhadeira enquanto consertava a iluminação de um estacionamento. Várias fontes disseram que ele não estava usando cinto de segurança.

“A embaixada filipina em Doha também está investigando este caso”, disse à AFP o Ministério das Relações Exteriores filipino, incapaz de oferecer mais detalhes neste momento.

Em outro comunicado, a Fifa se declarou “profundamente triste com esta tragédia”. “Entramos em contato com as autoridades locais para solicitar mais detalhes”, acrescentou a organização.

Em Doha, o Comitê Organizador Supremo da Copa garantiu em nota que não era o empregador do trabalhador em questão e que o acidente ocorreu “em propriedade fora de sua jurisdição”.

No entanto, a comissão disse estar a acompanhar o caso “com as autoridades competentes” e em “contato com a família” da vítima.

O Qatar possui um mecanismo de compensação por acidentes de trabalho e salários não pagos, que transferiu mais de 350 milhões dólares (R$ 1,8 bilhão) até agora, de acordo com as autoridades.

Desde que foi escolhido para sediar a Copa do Mundo, em dezembro de 2010, o pequeno emirado do Golfo vem sendo criticado pelas condições de emprego e de vida de suas centenas de milhares de trabalhadores migrantes da Ásia e da África.

Doha responde que empreendeu reformas inéditas no código do trabalho, aplaudidas pelas organizações sindicais, que, no entanto, pedem uma aplicação mais rigorosa.

O total de mortes em acidentes de trabalho durante os preparativos para a Copa do Mundo varia de acordo com as fontes. O Qatar diz que 414 pessoas morreram entre 2014 e 2020. As ONGs apontam para vários milhares desde 2010.

link

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement

Você pode gostar

Sem categoria

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem eum fugiat.

Sem categoria

Et harum quidem rerum facilis est et expedita distinctio. Nam libero tempore, cum soluta nobis est eligendi optio cumque nihil.

Sem categoria

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem eum.

Sem categoria

Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione.