A Copa A Gazetinha de Futebol Infanto-Juvenil foi criada pelo jornalista José Antônio Nunes do Couto, o JANC, em 1976, como uma promoção do jornal A Gazeta.
Hoje, o jornalista confessa não ter imaginado que, ao criar a Copa A Gazetinha, estava inventando uma competição que cresceria tanto.
Tudo começou com uma capa colorida da edição do dia 6 de dezembro de 1975 do suplemento A Gazetinha, anunciando o “1º Torneio de Futebol de Praia Infanto-Juvenil”.
A competição foi disputada por 12 times de vários bairros da Grande Vitória. O primeiro jogo reuniu a equipe da Desportiva Ferroviária e a que tinha o nome do então vereador Gerson Camata, que venceu por 2×0. As demais equipes participantes foram Cruzeiro, Guarani de Goiabeiras, Benfica, Estrelinha, Panorama, Goiabinha, Copinho, Rio Branquinho, Nacional e Tamoio.
Os jogos foram realizados no Aterro da Condusa, onde hoje é a Praça dos Namorados. Classificaram-se para as finais Guarani, Panorama, Copinho e Desportiva.
O Guarani garantiu a vaga ao vencer o Panorama por 1 a 0, gol de Maurílio. A Desportiva derrotou o Copinho por 4 a 3, nos pênaltis. Na disputa do terceiro lugar deu Copinho 4 a 0 sobre o Panorama.
José Natal da Silva Brum
30/07/2018 at 21:47
Cefa São Mateus ES