Sem categoria

Conheça o técnico da Arábia Saudita que bateu a Argentina

Hervé Renard foi o arquiteto da surpreendente vitória por 2 a 1 da Arábia Saudita sobre a Argentina, de virada. Um resultado que se coloca na lista das grandes zebras da história da Copa do Mundo e renova a esperança no processo de evolução do futebol o país.

O francês de 54 anos é responsável por parte desse projeto e conduz uma equipe renovada, integralmente composta de atletas que jogam na liga nacional saudita. Al-Dawsari, responsável pelo gol que definiu o placar, está no Al-Hilal desde as categorias de base, com breve passagem pelo Valencia, da Espanha, onde atuou em somente uma oportunidade.

Já o técnico não conseguiu alcançar o sucesso em seu próprio país. Como jogador na França, não foi longe e tem como memórias mais marcantes as pessoas que conheceu nas categorias de base do Cannes: o lendário técnico Arsène Wenger e o craque Zinédine Zidane, vitorioso dentro e fora das quatro linhas.

Renard inicialmente se afastou do futebol depois ter pendurado as chuteiras. Abriu uma empresa de coleta de lixo na França até que veio o convite para ser auxiliar técnico em Gana. Evoluiu em trabalhos na França, na Inglaterra, no Vietnã e na Argélia. Seu nome cresceu no comando da Zâmbia.

Em 2012, ele conquistou o título da Copa Africana das Nações, o primeiro do país, em cima da Costa do Marfim, que era liderada pelo atacante Didier Drogba. Renard resolveu testar o mercado e foi para o Sochaux, da França, mas o trabalho se encerrou com o rebaixamento para a segunda divisão.

Seu novo sucesso veio com a Costa do Marfim, onde também conquistou a Copa Africana de Nações, em 2015. Chamaram-no de “mago branco”, pelo seu aspecto físico e por sempre usar camisas brancas e calças azuis. Foi pelo visual que lhe apelidaram de sósia de Nikolaj Coster Waldau, que à época interpretava Jaime Lannister, na série “Game of Thrones”.

Renard resolveu treinar outra equipe francesa, o Lille, mas o desempenho ruim se repetiu, e ele foi demitido durante a temporada. Treinou o Marrocos na Copa do Mundo de 2018 e está na Arábia Saudita desde 2019. Ele ajudou na classificação à edição deste ano do torneio e teve o contrato ampliado para 2027.

O príncipe Mohammed bin Salman tem o projeto de tornar a Arábia Saudita uma potência futebolística. Renard é parte disso e tem boa relação com Salman, o primeiro na linha de sucessão ao trono, ocupado por seu pai, também Salman, de 86 anos.

Nomeado premiê pelo pai e conhecido pela sigla MbS, o príncipe de 37 anos já é o governante de fato e promoveu avanços civis no país, mas também é o responsável por forte repressão aos dissidentes. Sua reputação foi abalada com o assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi no consulado do reinado em Istambul, em 2018.

“Quando decidi treinar esta equipe, há três anos, encontrei todo o apoio”, disse Renard após a vitória sobre a Argentina. “Temos um grande presidente da federação e também o Ministério do Esporte. Quando nos encontramos com o príncipe (Mohammed bin Salman), ele não nos pressionou, e isso é maravilhoso. Ser pressionado não funciona com frequência.”

O resultado, de acordo com a imprensa saudita, fez com que quarta-feira (23) se torne um feriado nacional em todos os setores.

link

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement

Você pode gostar

Sem categoria

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem eum fugiat.

Sem categoria

Et harum quidem rerum facilis est et expedita distinctio. Nam libero tempore, cum soluta nobis est eligendi optio cumque nihil.

Sem categoria

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem eum.

Sem categoria

Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione.