Times Brasileiros

Quem vai ser o melhor do mundo: Messi, Mbappé ou Benzema?

Capitão da seleção ganhadora da Copa e eleito melhor jogador do torneio, Lionel Messi pode conquistar o prêmio de melhor do planeta pela sétima vez, batendo seu próprio recorde.

O argentino foi anunciado pela Fifa nesta sexta (10) como um dos finalistas ao prêmio de melhor do mundo em 2022. Os outros finalistas são os franceses Karim Benzema e Kylian Mbappé. Messi já é o jogador que mais ganhou o troféu: em seis ocasiões (2009, 2010, 2011, 2012, 2015 e 2019).

O brasileiro Richarlison concorre ao prêmio Puskas, dado ao gol mais bonito da temporada, pelo golaço marcado contra a Sérvia na Copa do Mundo de 2022. Também foram indicados o polonês Marcin Oleksy, jogador que tem uma perna amputada, e o francês Dimitri Payet, do Olympique de Marsella.

A cerimônia de anúncio do escolhido será realizada pela entidade no próximo dia 27.

Pelo quinto ano consecutivo, o Brasil não coloca nenhum finalista na categoria de melhor jogador masculino. O último foi Neymar, em 2017. O país não tem um eleito em primeiro lugar desde Kaká, em 2007.

Na categoria feminina, a espanhola Alexia Putellas tenta ser eleita pelo segundo ano consecutivo. Ela vai concorrer com a inglesa Beth Mead e a americana Alex Morgan.

O Brasil não tem uma finalista no prêmio desde 2018, quando Marta ficou com o troféu.

Mead foi eleita a melhor jogadora da Eurocopa do ano passado, conquistada pela pela Inglaterra. Ela também foi uma das artilheiras, ao lado da alemã Alexandra Popp, ambas com seis gols. Isso pode torná-la favorita a vencer, embora Putellas tenha anotado 34 gols pelo Barcelona na última temporada europeia. Com 11, foi a máxima goleadora da Champions League.

Alex Morgan chega à final credenciada por ter sido a principal goleadora da última liga dos Estados Unidos.

A Fifa alterou o critério da eleição para este ano. Não será levada em consideração apenas a temporada anterior à eleição, mas também os seis meses da que está em andamento. Assim, os votantes devem avaliar o desempenho de jogadores e jogadoras na temporada 2021-2022 e no início da 2022-2023.

A treinadora da seleção brasileira, a sueca Pia Sundhage, é uma das finalistas na categoria de melhor técnica do ano. Ela vai concorrer com a holandesa Sarina Wiegnman, campeã da Eurocopa com a Inglaterra, e com a francesa Sonia Bompastor, vencedora da Champions League com o Lyon.

No masculino, Lionel Scaloni, campeão do mundo com a Argentina, pode ser considerado favorito contra Carlo Ancelotti, do Real Madrid, vencedor da Champions League, e Pep Guardiola, ganhador da Premier League com o Manchester City.

Na categoria de jogador masculino, Lionel Messi poderia ser visto como zebra até três meses atrás. O principal candidato seria Karim Benzema, vencedor da Bola de Ouro, prêmio da revista France Football e astro do campeão europeu Real Madrid. Mas a Copa do Mundo fez tudo mudar.

Messi teve um desempenho para a história no Qatar e foi o capitão da Argentina que levantou o troféu. Com sete gols, acabou como vice-artilheiro. Benzema, lesionado dias antes da estreia francesa, foi cortado.

O principal goleador da competição foi Mbappé, mas ele pode ser considerado zebra por não ter conquistado nenhum troféu relevante na última temporada. Pelo Paris Saint-Germain, foi campeão francês, ao lado de Messi.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement

Você pode gostar

Sem categoria

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem eum fugiat.

Sem categoria

Et harum quidem rerum facilis est et expedita distinctio. Nam libero tempore, cum soluta nobis est eligendi optio cumque nihil.

Sem categoria

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem eum.

Sem categoria

Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione.