Dia: 11 de fevereiro de 2023

Quem vai ser o melhor do mundo: Messi, Mbappé ou Benzema?

Capitão da seleção ganhadora da Copa e eleito melhor jogador do torneio, Lionel Messi pode conquistar o prêmio de melhor do planeta pela sétima vez, batendo seu próprio recorde.

O argentino foi anunciado pela Fifa nesta sexta (10) como um dos finalistas ao prêmio de melhor do mundo em 2022. Os outros finalistas são os franceses Karim Benzema e Kylian Mbappé. Messi já é o jogador que mais ganhou o troféu: em seis ocasiões (2009, 2010, 2011, 2012, 2015 e 2019).

O brasileiro Richarlison concorre ao prêmio Puskas, dado ao gol mais bonito da temporada, pelo golaço marcado contra a Sérvia na Copa do Mundo de 2022. Também foram indicados o polonês Marcin Oleksy, jogador que tem uma perna amputada, e o francês Dimitri Payet, do Olympique de Marsella.

A cerimônia de anúncio do escolhido será realizada pela entidade no próximo dia 27.

Pelo quinto ano consecutivo, o Brasil não coloca nenhum finalista na categoria de melhor jogador masculino. O último foi Neymar, em 2017. O país não tem um eleito em primeiro lugar desde Kaká, em 2007.

Na categoria feminina, a espanhola Alexia Putellas tenta ser eleita pelo segundo ano consecutivo. Ela vai concorrer com a inglesa Beth Mead e a americana Alex Morgan.

O Brasil não tem uma finalista no prêmio desde 2018, quando Marta ficou com o troféu.

Mead foi eleita a melhor jogadora da Eurocopa do ano passado, conquistada pela pela Inglaterra. Ela também foi uma das artilheiras, ao lado da alemã Alexandra Popp, ambas com seis gols. Isso pode torná-la favorita a vencer, embora Putellas tenha anotado 34 gols pelo Barcelona na última temporada europeia. Com 11, foi a máxima goleadora da Champions League.

Alex Morgan chega à final credenciada por ter sido a principal goleadora da última liga dos Estados Unidos.

A Fifa alterou o critério da eleição para este ano. Não será levada em consideração apenas a temporada anterior à eleição, mas também os seis meses da que está em andamento. Assim, os votantes devem avaliar o desempenho de jogadores e jogadoras na temporada 2021-2022 e no início da 2022-2023.

A treinadora da seleção brasileira, a sueca Pia Sundhage, é uma das finalistas na categoria de melhor técnica do ano. Ela vai concorrer com a holandesa Sarina Wiegnman, campeã da Eurocopa com a Inglaterra, e com a francesa Sonia Bompastor, vencedora da Champions League com o Lyon.

No masculino, Lionel Scaloni, campeão do mundo com a Argentina, pode ser considerado favorito contra Carlo Ancelotti, do Real Madrid, vencedor da Champions League, e Pep Guardiola, ganhador da Premier League com o Manchester City.

Na categoria de jogador masculino, Lionel Messi poderia ser visto como zebra até três meses atrás. O principal candidato seria Karim Benzema, vencedor da Bola de Ouro, prêmio da revista France Football e astro do campeão europeu Real Madrid. Mas a Copa do Mundo fez tudo mudar.

Messi teve um desempenho para a história no Qatar e foi o capitão da Argentina que levantou o troféu. Com sete gols, acabou como vice-artilheiro. Benzema, lesionado dias antes da estreia francesa, foi cortado.

O principal goleador da competição foi Mbappé, mas ele pode ser considerado zebra por não ter conquistado nenhum troféu relevante na última temporada. Pelo Paris Saint-Germain, foi campeão francês, ao lado de Messi.

Vinicius Junior é o craque do Mundial de Clubes

O brasileiro foi o grande nome do Mundial de clubes. O time do Real Madrid conquistou o título de campeão e se deve a conquista à brilhante atuação de Vinicius Junior. Eleito nome do jogo nas duas partidas de sua equipe, o brasileiro de 22 anos recebeu o troféu de craque da competição.

O garoto de São Gonçalo tem evitado conceder entrevistas, após ter sido alvo recente de atos racistas na Espanha, Mas, com seu sorriso fácil, vem construindo mais uma temporada altamente produtiva. No calendário 2022/23 do futebol, já acumula 16 gols e sete assistências em 33 partidas.

No Mundial, o atacante marcou três vezes, ficando em segundo na artilharia. O goleador do torneio foi Pedro, do Flamengo, com quatro gols.

 

Real Madrid bate Al Hilal e é campeão mundial

O Mundial de Clubes é novamente do Real Madrid. A equipe espanhola chegou ao título da edição 2022 do torneio – atrasado por causa da Copa do Mundo no final do ano passado – com uma vitória por 5 a 3 sobre o Al Hilal, no estádio Príncipe Moulay Abdellah, em Rabat.

A formação saudita, responsável pela eliminação do Flamengo nas semifinais, não foi páreo para o campeão europeu. Até teve bons momentos e chegou à rede com Marega e Vietto (2), porém acabou sucumbindo diante de um adversário poderoso, que triunfou com gols de Vinicius Junior (2), Valverde (2) e Benzema.

Foi a quinta conquista da equipe espanhola nas últimas nove edições da competição. Ninguém ganhou tanto o torneio organizado pela Fifa desde 2000 –de forma ininterrupta, desde 2005. Contabilizadas também as glórias intercontinentais, são oito troféus que ajudam a explicar por que a agremiação é largamente considerada a maior do mundo do futebol.

Em Marrocos, o Real alcançou o título fazendo nove gols em dois jogos. Nas semifinais, com maiores dificuldades: sofreu pressão e só chegou ao 4 a 1 sobre o Al Ahly, do Egito, marcando duas vezes nos acréscimos. Na decisão, a superioridade ficou bem clara na maior parte do jogo, exceção feita a momentos de displicência defensiva.

A equipe dirigida pelo italiano Carlo Ancelotti –cotado para assumir a seleção brasileira no meio do ano– chegou ao Mundial após um período de dificuldades na Europa. Seu último jogo antes do embarque à África foi uma derrota por 1 a 0 para o Mallorca, pelo Campeonato Espanhol, resultado que animou os flamenguistas mais otimistas.

Mas o Flamengo foi derrotado nas semifinais e não teve nem a chance de encarar o gigante na final, na noite de sábado (11). Coube ao Al Hilal a tentativa de derrubá-lo. Algo que, perceberam Paris Saint-Germain, Chelsea, Manchester City e Liverpool na última Champions League, é uma tarefa muito difícil.

Não demorou para que os favoritos abrissem o placar, aos 13 minutos, com a combinação letal Benzema/Vinicius Junior. Após tabela com Kroos, o francês serviu o brasileiro, que saiu na cara do gol. Aos 18, após cruzamento de Modric e corte parcial do goleiro Al-Mayouf, Valverde aproveitou o rebote.

Na marcação, houve dificuldades. Aos 26, em uma saída rápida dos campeões asiáticos, Marega se viu na frente do gol para diminuir. O Al Hilal chegou a se animar, especialmente nos minutos derradeiros da primeira etapa, porém teve seu ímpeto esfriado com a produção do adversário na volta do intervalo.

Aos nove minutos, a combinação Vinicius Junior/Benzema funcionou de novo. Desta vez, foi o brasileiro o garçom, em bonito passe de trivela. Pouco depois, aos 13, Valverde tabelou com Carvajal e chegou à rede, desenhando uma goleada, porém os sauditas insistiram em buscar o ataque.

Vietto diminuiu, aos 18, recebendo passe preciso de Saud. Vinicius Junior marcou de novo aos 24, completando jogada com Ceballos. De novo, o Al Hilal foi à frente. Michael aproveitou erro de Camavinga e deixou Vietto em boa posição na pequena área, aos 34. O 5 a 3 teria virado 5 a 4 se Marega não tivesse falhado em seguida, com o gol quase aberto.

Falhou, como falharam vários adversários diante de um rival de camisa poderosa. O Real Madrid é campeão do mundo de novo.

 

Flamengo vira sobre o Al Ahly e garante o 3º lugar no Mundial de Clubes

O Flamengo é o terceiro melhor time do mundo em 2022/23. Os brasileiro venceram, de virada, a partida contra o time egípicios Al Ahly . O time carioca abriu o placar, logo no início, com Gabriel, de pênalti. O Al Ahly empatou ainda na etapa inicial, com Abdelkader. Na etapa final, os egípcios desperdiçaram um pênalti, mas ainda sim viraram, novamente com Abdelkader.

Após expulsão de Abdelfattah, os africanos ficaram com um jogador a menos. Já os os rubro-negros, com um jogador a mais, viraram com gols de Pedro, que marcou duas vezes, e Gabriel, de novo de pênalti.

O time de Vítor Pereira volta a campo na próxima quarta-feira, quando enfrenta o Volta Redonda, pela oitava rodada do Campeonato Carioca.

Empate na etapa inicial

Com mais posse de bola, o Flamengo começou melhor a partida. Os rubro-negros chegaram ao gol logo aos 10 minutos, com Gabriel. Varela foi derrubado na área e o árbitro marcou pênalti após ser chamado pelo VAR. O atacante cobrou sem chance para o goleiro egípcio.

Diante do placar inferior, o Al Ahly buscou o ataque. No entanto, os egípcios insistiam nos cruzamentos, sem sucesso. O Flamengo voltou a criar boas chance aos 25 minutos. Em avanço rápido, Pedro aproveitou cruzamento e cabeceou para defesa de El Shenawy. No rebote, Gabriel mandou sobre o travessão.

O panorama da partida seguia o mesmo. De tanto insistir, o Al Ahly chegou ao empate aos 37 minutos. Após cobrança de escanteio, Abdelkader se antecipou a Fabrício Bruno e cabeceou para a rede.

Flamengo mata no segundo tempo

No segundo tempo, o confronto começou equilibrado. No entanto, o Flamengo teve a primeira boa chance, aos cinco minutos, com Gabriel. Só que o atacante chutou sobre o travessão.

O susto fez o Al Ahly aumentar a intensidade. Tanto que os os egípcios tiveram a chance de virar aos 12 minutos, quando Maaloul viu Santos defender pênalti. Só que dois minutos depois, a equipe africana marcou o segundo.  Abdelkader recebeu passe na área, passou por três marcadores e tocou sem chance para o goleiro rubro-negro.

O revés foi sentido pelos cariocas. O Al Ahly aumentou o domínio em campo e quase fez o terceiro aos 18 minutos. Em boa jogada, Percy Tau recebeu passe na área, mas chutou próximo ao ângulo. O Flamengo só respondeu em seguida, quando Ayrton Lucas foi lançado na área e acabou derrubado. Primeiro o árbitro marcou pênalti, mas foi chamado pelo VAR pela falta ter sido fora da área. No entanto, o lateral direito Abdelfattah acabou expulso.

Com a vantagem numérica, o Flamengo se lançou ao ataque. Só que o Al Ahly quase ampliou em contra-ataque rápido. Sherif foi lançado e finalizou na entrada da área em coma de Santos. A resposta dos rubro-negros veio em grande estilo, aos 31 minutos. Após cruzamento, goleiro e zagueiro egípcios se chocaram e a bola ficou com Pedro, que mandou para o gol.

O Flamengo manteve a postura ofensiva em busca da vitória. Os rubro-negros chegaram ao terceiro aos 39 minutos. O árbitro marcou pênalti após ser chamado pelo VAR por mão de Hany na área. Gabriel novamente cobrou sem chance para El Shenawy.

Nos minutos finais, o Al Ahly ainda buscou o ataque em busca do empate. No entanto, o Flamengo aproveitou erro dos egípcios para decretar a vitória nos acréscimos, com Pedro.

AL AHLY 2 X 4 FLAMENGO

Local: Estádio Ibn Batoutua, em Tânger (Marrocos)

Data: 11 de fevereiro de 2023 (sábado)

Horário: 12h30 (horário de Brasília)

Árbitro: Mustapha Ghorbal (ALG)

Assistentes: Mokrane Gourari (ALG) e Khalil Hassani (TUN)

Cartões amarelos: Ateya, Fathi, Hany, El Shahat e Abdelmonem (Al Ahly); Arrascaeta e Gabigol (Flamengo)

Cartão vermelho: Abdelfattah (Al Ahly)

GOLS

AL AHLY: Abdelkader (aos 37 min do 1°T e aos 14 minutos do 2°T)

FLAMENGO: Gabriel (aos 10 minutos do 1°T e aos 39 minutos do 2°T) e Pedro (aos 31 e 45 minutos do 2°T)

AL AHLY

El Shenawy, Abdelfattah, Yasser Ibrahim, Abdelmonem e Maaloui (El Shahat); Fathi (Dieng), Ateya e Taher; Percy Tau, Abdelkader e Sherif (Hany)

Técnico: Marcel Koller

FLAMENGO

Santos; Guillermo Varela, David Luiz (Pablo), Fabrício Bruno e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Vidal, Arrascaeta (Erick Pulgar) e Everton Ribeiro (Everton); Gabriel Barbosa e Pedro (Matheus França)

Técnico: Vitor Pereira